Dia 1: 15 km.
Saímos 8h00 de Lençóis com carro e vamos até o Guiné, são 2 horas de carro até o inicio da trilha. Iniciamos a trilha subindo o Morro do Beco, é aproximadamente 1 hora de subida até chegarmos aos Gerais do Rio preto com a vista para Serra do Esbarrancado. Por ali caminhamos no plano até o Rio Preto onde lanchamos e banhamos. Depois vamos em direção ao mirante onde paramos e admiramos a vista famosa do Vale do Pati. Depois entramos no Vale do pati descendo a Serra do Candombá 1 hora de descida. Andamos mais uma 1 hora até chegarmos à primeira casa do nativo Sr Wilson, nós nos acomodamos, jantamos, e tomamos café da manha. A casa tem uma boa infraestrutura.
Dia 2: 17 km. Apos o café da manha saímos em direção ao Vale do Cachoeirão. A cachoeira tem uma altura de 260 metros. Sentados no topo admiramos a vista impressionante do Vale. Em período de chuva pode ter até 20 quedas de água! Fazemos o lanche encima da cachoeira e voltamos para casa de nativo para o jantar.
Dia 3: 14 km. Apos o café da manha subimos o Morro do Castelo onde atravessamos a gruta de quartzito. Quando saímos do outro lado se abre uma linda vista panorâmica do vale. O lanche é feito na entrada da gruta com uma bela paisagem de cenário. Descemos e vamos para a Cachoeira do Funil e a Cachoeira da Atina. Paramos para banhar. Voltamos a casa de nativo para o jantar .
Dia 4: 18 km. Apos o café da manha entramos mais dentro do vale e exploramos mais seus atrativos: a vista do Morro do Castelo de frente, a Cachoeira da Arvore. Seguimos passando pela Prefeitura (casa de nativo) ponto de referencia no Vale com vista linda do Castelo. Dormimos e jantamos na Casa da Dra. Linda.
Dia 5: 19 km. Apos o café da manha subimos a ladeira do Império. São 2 horas de subida onde temos uma vista do Vale do pati por outro angulo. Depois descemos a Serra do Ramalho durante 2 horas e meia, o lanche e feito no ponto de referencia no meio da trilha. Chegamos a cidade de Andaraí onde pegamos o transfer até Lençóis. São 2 horas de carro .